Leitores CD
O Leitor de CD´s surge no início da década de oitenta, quando a qualidade do disco de vinil já não era suficiente para alguns audiófilos/músicos/produtoras. O ruído de fundo que os discos e as fitas dos gravadores de bobines então utilizados, bem como uma dinâmica, por vezes insuficiente, levou ao surgimento do leitor de discos compactos, com a sua maior pureza de som, maior dinâmica e maior duração do registo sonoro caíssem como uma pedra no meio dos suportes musicais. Era finalmente aquilo por que todos sempre tinham estado á espera. Os consumidores por um lado, pela qualidade e os músicos por outro, pelo tempo da gravação e pelos custos de produção que baixavam significativamente.
Assiste-se de imediato a um enorme movimento de edição de CD com remasterizações de peças de referência, que levou a uma enorme procura dos leitores. Estes por sua vez melhoraram de tal forma que atingiram hoje em dia uma qualidade verdadeiramente de Estúdio.
É realmente possível hoje em dia escutar confortavelmente em sua casa, com qualidade de Estúdio, as melhores interpretações dos melhores solistas mundiais, através dos modernos leitores de CD.
